Combinação Simples

terça-feira, 17 de novembro de 2015

O consumo de drogas e os impactos na saúde psíquica e social dos jovens

O consumo de drogas e os impactos na saúde psíquica e social dos jovens 

Kelvis da Silva
Luis Dias
Raymara Ayalla
Laiane Borges
Dailiane Borges
Ana Camile

 Resumo 

Este artigo tem como objetivo expor a situação do consumo de drogas entre os jovens atualmente, como também os fatores que levam os jovens ao vicio tanto em drogas licitas como ilícitas, expondo também os tratamentos para os diferentes casos de toxicodependência.  

Palavras-chaves: Drogas, jovens, vicio.    


Introdução

O consumo de drogas tem sido um dos assuntos mais discutidos em todo o mundo, como por exemplo, discussão de soluções para acabar com esse problema. Centenas de estudos feitos em todo o mundo apontam o quão grande é o problema e também mostram como os jovens entram cada vez mais nesse mundo do vicio seja ele qual for. o que se discute também são soluções para acabar com esse problema.
Um problema que também preocupa muito são os impactos do consumo destes entorpecentes que aos poucos faz com que o individuo perca a: vida, família e sonhos... O consumo destes entorpecentes que devido a seus efeitos catastróficos tiram em sua maioria jovens de um caminho para um possível futuro promissor levando-os ao ciclo do vicio que ao fim termina sempre em morte ou cadeia e é lá que conhecem outras drogas e o mundo do crime.

O que são drogas?


Drogas são substancias que tem a capacidade de alterar o funcionamento do organismo quando ingerida, entre estes efeitos podemos citar: euforia, prazer, ansiedade, raciocínio, percepção. 
Em relação ás formas de produção classificam-se em: 
Naturais que tem como um exemplo simples a maconha.  
Semissintéticas que são drogas sintetizadas em laboratório, mas que tem como base uma droga natural como a cocaína que é derivada da folha de coca.  
Sintéticas que são drogas produzidas por meio de substancias químicas psicoativas que só são encontradas, ou melhor dizendo sintetizadas em laboratório, como por exemplo o ecstasy.
E podem ter as seguintes funções:
Depressoras: que tem a capacidade de diminuir a atividade cerebral. 
Perturbadoras: que criam alucinações na mente do individuo.
Estimulantes: tem o efeito oposto das depressoras, pois aumentam as atividades cerebrais.
A depender da legislação do país, determinada droga pode ser considerada licita, que tem o uso permitido por lei (ex: o tabaco e o álcool) ou ilícita que tem o uso proibido (ex: Crack, heroína e a Cocaína).
As drogas podem entrar no corpo por: inalação, injeção, aspiração ou ingeridas oralmente.  

Os tipos de uso


Para entender melhor o consumo de drogas, abaixo há uma descrição dos diferentes modos de uso das por alguns indivíduos. 

O uso em rituais religiosos


As drogas ou ervas naturais que tem propriedades psicoativas fazem parte da praticas religiosas de vários locais e sociedades ao redor do mundo, podemos citar o ritual do santo daime em que povos indígenas faziam o uso de um chá de ayahuasca, eles diziam que o chá tinha a capacidade de mudar o temperamento do individuo, além de também ser uma forma de se conectar com deus. Há pessoas que dizem terem feito o uso do chá e que tinham problemas com o alcoolismo e que graças ao chá conseguiram se livrar do vicio (não cientificamente comprovado).
Outras substancias que também são utilizadas em rituais religiosos são a coca que índios andinos utilizavam, o tabaco que era uma substancia sempre presente em tribos tupis, o vinho que é uma bebida alcoólica também é utilizado em cerimônias do judaísmo e do cristianismo que ver o vinho como uma representação da sua divindade.      

O uso medicinal


Para que o corpo humano funcione normalmente, só é necessária uma boa alimentação e uma vida saudável. Mas quando algum individuo faz o uso de algum medicamento, o mesmo provoca alterações no organismo alterações essas que podem vir a ser prejudiciais. Exemplos de medicamentos que são usados medicinalmente são: 
Benzodiazepínicos: são medicamentos para aumentar o sono, como tranquilizantes e para reduzir a ansiedade.
Anaroxigénos medicamento usado para controlar o apetite reduzindo assim o peso.
Descongestionantes nasais: utilizados para “desentupir” o nariz, parecem não causar nenhum problema, mas o uso frequente causa a tolerância fazendo com que o individuo precise de doses maiores. 
Xaropes: usados para reduzir a tosse e melhorar a respiração eles contem substâncias semelhantes ao ópio, que pode causar a dependência.
Existem médicos ou farmacêuticos que receitam ou vendem remédios ou drogas licitas de maneira incorreta, ate mesmo sem a prescrição medica, e novamente volta a questão da falta de informação, porque poucas pessoas sabem que drogas licitas também podem causar dependência. 

O uso recreativo


O uso recreativo é aquele uso mentalmente controlado que não causa evidencias na vida ou na saúde da pessoa, mas quando se trata de drogas sabemos que algumas são ilegais, as drogas geralmente usadas com o intuito recreativo são a maconha, bebidas alcoólicas e o tabaco.
O uso recreativo de drogas na adolescência e bastante comum, os jovens fazem manifestações para que a maconha seja legalizada, a maconha é a droga que as pessoas mais usam com o propósito de se divertir eles são levados por influencias de colegas, e jovens que não estão bem informados sobre as consequências do uso destes entorpecentes. O uso dessas drogas acontece mais em baladas noturnas frequentadas em sua maioria absoluta por jovens, em lugares como esse alem do consumo das substancias acima citadas á também o uso de anfetaminas, cafeína, benzodiazepínicos e até mesmo calmantes.     

O consumo de drogas licitas


O consumo de drogas já segue a humanidade a milhares de anos, utilizadas para diversos fins como rituais religiosos, recreativo e para uso medicinal.
No Brasil o consumo do álcool e do tabaco é permitido por lei enquanto substancias como o ecstasy, crack e cocaína são proibidas, na sociedade brasileira o consumo de substancias permitidas por lei, como o álcool é banalizado e muitas pessoas esquecem que o mesmo é uma droga e assim como a maioria das drogas, pode causar a toxicodependencia, mais é bom que fique claro que não são todos os indivíduos que fizeram ou fazem o uso do álcool, que se tornam dependentes alem do mais porque isso vai da natureza biológica de cada um, em um levantamento nacional entre pessoas com 18 á 25 anos foi visto que a maioria começou a consumir bebidas alcoólicas aos 15 anos,  outra substancia que tem o consumo banalizado entre os jovens é a questão do consumo do tabaco que faz com que o individuo se torne dependente da nicotina,  mesmo que na primeira vez o individuo não ache muito bom mas por ele querer a qualquer custo fumar, acaba se encontrando na fase adulta como muitas pessoas que também começaram na adolescência e se transformaram em dependentes,  e segundo a OMS já são mais de 1 bilhão e 200 milhões de fumantes em todo o mundo, segundo uma pesquisa da PNAD em 2008 o Brasil contava com 24,6 milhões de fumantes como mais de 15 anos, os indivíduos iniciam o consumo de ambas substancias durante a adolescência e os motivos são o desejo de pertencer a um grupo, achar bonito (o que é influenciado em grande parte pela mídia), ou até mesmo por conviver com dependentes, e não se pode deixar de fora a questão da falta de informação porque o que o individuo ouve muito antes de decidir fumar é aquela frase “fuma aí pra você ver como é bom”, “deixa de ser otário, você não vai ficar viciado não” , e essa influencia por parte dos amigos e familiares junto com a falta de conhecimento dos reais efeitos do consumo destas substancias leva o individuo ao vicio.

O consumo de drogas ilícitas


Já o consumo de drogas ilícitas no Brasil e no mundo é alvo de muitos debates e discussões, é discutido também sobre a legalização de certas drogas como no caso da maconha que levou muitas pessoas a protestos em diversas regiões do Brasil, discuti-se também sobre soluções para frear o consumo. Em uma pesquisa da UNODC feita em 2012 eram 243 milhões de pessoas no mundo todo que tinham entre 15 e 64 anos que disseram terem usado alguma droga ilícita, uma pesquisa brasileira feita pela CEBRID mostrou que em 2001 19,4% das pessoas perguntadas disseram terem usado alguma droga enquanto que em 2005 esse numero subiu para 22,8%, as pesquisas nos mostram números crescentes no consumo de drogas principalmente de drogas ilícitas que são drogas que não matam anualmente tanto quanto o álcool mas que tem consequências tão terríveis quanto ou se não até mais. Mesmo proibidas por lei as drogas ilícitas não são tão difíceis de ser compradas, esse fácil acesso é um fator extremamente forte para o consumo, os pontos de venda vão desde bocas de fumo á baladas, raves, bailes funk, e até mesmo em portas de escolas, entre as muitas drogas consumidas podemos citar a maconha que é a droga ilícita mais consumida entre os jovens por ser uma droga que aparentemente não tem muitas consequências e também muitos acreditam ser uma droga leve, e isso atrai muitos jovens, mas o problema é que isso abre um “mundo novo” na mente do individuo, e na busca por efeitos que durem mais e que sejam mais intensos acabam fazendo o uso de drogas diferentes, até mesmo simultaneamente com outras drogas o que também lembra muito a pratica da mistura de bebidas alcoólicas com energéticos que tem como objetivo amenizar o sabor a bebida alcoólica e também dando um sabor mais convidativo, mas o problema é que as consequências do álcool são os mesmos porem é somado á convulsões, derrame, e infartos. 

Impactos na saúde psíquica e social dos jovens


Como já foi dito antes um dos fatores que levam o individuo ao consumo de drogas é a falta de informação, por exemplo, se o individuo tiver uma informação suficiente para saber que se ele fumar uma pedra de crack por menor que seja ele ira se viciar e que para ele largar esse vicio será quase que impossível, é claro que ele não irá fumar.
Todas as drogas como o LSD, cocaína, ecstasy e etc, e também substancias como o álcool e o tabaco tem efeitos semelhantes, algumas diferem em um ou outro efeito, mas todas causam uma sensação de prazer no individuo, e com isso o individuo vai sempre fazer o uso destas substancias, alem do mais porque quando os efeitos “positivos” acabam o que sobra é a crise de abstinência e a depender da droga podem surgir sintomas como: baixa pressão arterial, vômitos, diarreia, epilepsia, frequência respiratória baixa. E esses violentos sintomas levam o individuo a usar novamente a fim de se livrar desses efeitos.  
Os jovens por terem a mente muito vulnerável, e em alguns casos não terem apoio, não sabem como lidar com essa situação e acabam fazendo o que foi dito na situação acima, a tolerância faz com que o individuo faça o uso de outras drogas que vão causando serias lesões no cérebro do individuo, alem de depressões profundas que geralmente vem no dia seguinte causada pelo uso do álcool, não se pode deixar de falar que o álcool é um dos fatores de maior influencia na desestruturalização da família, como por exemplo essa situação: Se há algum familiar que faz o uso de bebidas alcoólicas em uma casa ele se transformara em um modelo para o jovem que mora nessa casa, outra situação muito interessante é a seguinte, um individuo se embriaga chega em casa e começa a brigar com a mulher o que é muito comum, já que segundo uma pesquisa do ministério da saúde mostrou que em 30% dos casos de violência domestica o agressor estava embriagado, continuando, tudo isso na frente do filho, e isso vai criando dentro do jovem uma revolta, e as drogas e o álcool fazem com que o individuo esqueça os problemas que ele tem dentro de casa então o jovem vai se distanciando da família, e com isso o individuo não terá esse apoio essencial da família para superar essa doença. Além de atrapalhar as relações familiares desestruturando a família o que é algo muito visto atualmente na sociedade brasileira, as drogas também afetam as relações com outros meios sociais, geralmente o que acontece é a exclusão que dependentes químicos sofrem por parte da sociedade, não que seja sem motivo já que o individuo não consegue seguir regras básicas para um bom convívio social o que faz voltar á questão da falta de informação porque o alcoolismo e a dependência química são doenças reconhecidas pela OMS e as pessoas que sofrem com isso necessitam de tratamento.
Outra coisa que deve ser levada em conta também é a questão do trafico muitos jovens sem ter saída acabam se associando ao trafico geralmente porque começaram comprando drogas ou porque estão em busca de “dinheiro fácil”, e também a questão das dividas contraídas por dependentes químicos que fazem com que cometa furtos dentro da própria casa mas também na rua, só  para alimentar o vicio ou até mesmo para não morrer, a depender do caso a própria família do individuo paga essas dividas mas que logo surgem outras pois o individuo na maioria das vezes não tem mais á capacidade psíquica para parar isso.        

Tratamentos para dependentes de álcool e outras drogas


Para cada caso, há diversos tipos de tratamento. Para ter um traqtamento correto deve-se ter uma indicação de um especialista no assunto.
Abaixo segue alguns tipos de tratamentos dependentes químicos. Mas para cada tipo e necessidade há um modelo a ser feito nesse caso o profissional capacitado, ira fazer uma avaliação e assim escolher o melhor tipo de tratamento a ser desenvolvido.
Exemplo em alguns casos, a pessoa dependente passa por desequilíbrios psicológicos, com problemas comportamentais, sentimentais e emocionais, na maioria dos casos acabam também passando por problemas familiares e sociais, o fato do desequilíbrio, faz com que a pessoa, deixe de atender suas responsabilidades, se caso ele trabalhe o mesmo pode ter muitos problemas que comprometeriam a sua carreira, alguns problemas que podem ser notados são a depressão e a perda de autoestima.
Para esse caso é aconselhado um bom psicólogo, ele irá ajudar o individuo em questões que o individuo tem sobre si mesmo,
Em muitos casos, pessoas infelizmente não conseguem se libertar dos vícios sem fazer uso de remédios.
Esses casos são os de pessoas dependentes de drogas depressoras do sistema nervoso central alguns exemplos dessas drogas são: álcool, heroína, cocaína entre outras, essas drogas mexem com o sistema nervoso do individuo causando desequilíbrios e causando uma abstinência, sendo assim é necessário que seja imediatamente feita a utilização de medicamentos após o uso das drogas. (tratamento psiquiátrico).
Outro caso que pode ser citado também é o caso da espiritualidade, por que em muitos dos casos o dependente tem uma vida desregrada, tendo como comum algumas praticas como: roubos, prostituição, furto, também a mudança de personalidade, tornando a pessoa arrogante, prepotente e malvada, fazendo assim a “separação da pessoa de Deus”. Então pode assim aproximar o individuo de Deus, aumentando assim sua espiritualidade, dominando assim seus sentimentos e desejos principalmente devido as crises de abstinência.
Há outros tratamentos como os grupos de autoajuda, lá eles encontram outros dependentes químicos que também querem acabar com seus vícios, assim eles trocam experiências, desabafam, compreendem um ao outro, criando assim um vinculo de responsabilidade com  a recuperação. 
Mas é bom sempre lembrar que o melhor a fazer como um dependente químico é primeiramente ter uma conversa seria e franca tentando entender o lado do individuo e os “porquês” do individuo ter entrado nesta situação, e também um atenção maior pra o individuo jovem, pois é preciso que os pais mantenham um dialogo com o ele mesmo antes ou depois do individuo entrar nas drogas, outra coisa que pode ser feita pelos responsáveis desse jovem é o que já foi dito uma vez, alguém que seja como um bom modelo para este jovem porque ele irá absorver tudo o que este modelo faz e irá repetir estas ações.

Conclusão


Concluindo, foi visto que o consumo de drogas no Brasil aumentou em não muito alta escala, mas de forma que preocupa famílias, governos e toda a sociedade, principalmente quando os indivíduos que mais estão em risco são os jovens já que pode ser visto em praticamente todos os casos que o vicio começou nessa fase que é uma fase de formação tanto física como psicológica  do individuo, mas não é so isso que leva o individuo a usar uma droga há também a questão do individuo estar informado do que é, como é e o que acontece ao se usar qualquer entorpecente, mas também é preciso que o individuo tenha apoio da família e que os responsáveis sejam modelos exemplares para esse jovem, enfim duas coisas que devem ter uma atenção maior para que se possa ajudar não só um individuo mas a muitos outros em situação igual nessa luta contra o consumo de drogas, é primeiramente informar o individuo, e dar apoio psicológico ao mesmo.



REFERENCIAS:

https://psicologado.com/psicologia-geral/desenvolvimento-humano/consumo-de-drogas-na-adolescencia
http://www.pedalnaestrada.com.br/pages.php?recid=369
http://veja.abril.com.br/blog/cacador-de-mitos/drogas/indonesia-ira-e-arabia-saudita-tres-paises-onde-a-pena-de-morte-nao-resolve-o-problema-das-drogas/
 https://pt.wikipedia.org/wiki/Droga
https://pt.wikipedia.org/wiki/Droga_sint%C3%A9tica
http://www.antidrogas.com.br/lsdecstasy.php
http://www.vidasemdrogas.org/maconha.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Crack
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000100008
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110830172245AAaUg3E
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/tabagismo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tabagismo
http://saude.hsw.uol.com.br/dependencia-psicologica-cigarro.htm
http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/index.php
http://www.brasil.gov.br/saude/2010/12/alcool-esta-associado-a-30-dos-casos-de-violencia-domestica-e-sexual-contra-mulheres
http://dssbr.org/site/2013/06/uso-de-substancias-licitas-entre-os-adolescentes-no-brasil/
http://www.cisa.org.br/artigo/466/jovens-alcool-bebidas-energeticas-uma-combinacao.php

 

Um comentário:

  1. - Tamanho de letra diferenciado nos nomes dos alunos;
    - Faltou o resumo em inglês;
    - Margem desalinhada à direita;
    - Palavras escritas sem acentos;
    - Subtítulos em negrito;
    - faltou espaçamento entre parágrafos.

    Ecineide Soares

    ResponderExcluir