Combinação Simples

sexta-feira, 24 de julho de 2015

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO



TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO


Grupo 3, líder Kelvis da Silva*



Resumo: Este artigo tem como objetivo mostrar que tecnologias estão sendo utilizadas na educação, e como elas ajudam professores e alunos no ensinar e no aprender.

Palavras chave: educação; tecnologia; professores; alunos.
No contexto escolar atual, é quase impossível fazermos algumas tarefas sem a ajuda de um computador. provas, listas de presença, controle de notas, que antes eram feitas no papel hoje são salvas em arquivos de computador, que são muito fáceis de usar. Provas são feitas com o uso de softwares e editores como o "Word".

Atualmente nas escolas o uso das tecnologias tem sido de grande ajuda tanto para os professores quanto para os alunos, podemos citar os smartphones o que podemos dizer ser o mais utilizado pelos alunos e professores atualmente,  já que o acesso a essa ferramenta é fácil, mas há um problema ai, alguns alunos não utilizam a ferramenta para propósitos pedagógicos.
Antigamente a maioria dos professores achava completamente inútil o uso dos celulares, hoje já é um pouco diferente pois muitos professores já vem os celulares como aliados no ensino.

Algumas escolas adotaram o uso dos smarthphones por motivo de ser “uma necessidade”, os celulares são utilizados em aulas especificas como historia matemática e geografia, são utilizados softwares e a própria internet para a resolução de algumas atividades, ainda á outras possibilidades de uso pedagógico dos smart­phones: pesquisas em dicionários on-line ou aplicativos, a câmera como recurso nas aulas de artes, as redes sociais com geolocalização para as aulas de geografia.

“A pesquisa intitulada “Dependência ou autonomia? Um estudo sobre o comportamento dos universitários no Facebook” traçou também o perfil comportamental dos estudantes. Os resultados são preocupantes: 92% consideram-se heavy users (passam mais de seis horas diárias conectadas às redes sociais); 87% confirmaram ter enfrentado dificuldades de aprendizado por estarem conectados ao Facebook; e 19% admitiram sofrer com déficit de atenção, dificuldade de concentração, falha na assimilação do conteúdo e esquecimento, os smartphones são sim um incrível ferramenta mas os jovens não utilizam a ferramenta com moderação o que acarreta esses problemas.”[i]

Mesmo depois de comprovações por meio de pesquisas ainda há alguns professores que não concordam com o uso dos celulares na sala de aula, que é algo cotidiano na vida da maioria das pessoas principalmente dos jovens, então esses professores terão que se adaptar a essas  e outras tecnologias como o Data-Show.

O data-show – ou os projetores de imagem em geral – é uma ferramenta tecnológica cada vez mais utilizada pelos professores como recurso pedagógico. As vantagens são muitas, pois ele permite uma aula mais interessante, e que prenda a atenção dos alunos, e também facilita a observação de imagens e animações didáticas.
O uso do datashow em sala de aula possibilita uma aula inovadora e mais interessante, o datashow , amplia o numero de informações que o professor leva para a sala de aula, torna mais simples muitas atividades que o professor tinha de ralar duro na lousa, permite libertar o professor, do velho livro didático, e possibilita aos alunos aprender tendo o contato com a tecnologia, que é onde a maioria dos jovens vive.
Mas o uso dessa ferramenta tem o seu preço, já que elaborar uma boa aula por meio do data-show requer um tempo de trabalho fora da sala de aula maior do que o tempo necessário para apenas “preparar-se para usar o livro didático” que muito mais simples e rápido de se fazer.                                                                                                           

Outra tecnologia que também está tomando seu espaço nas escolas são os tablets que já são uma realidade em muitas escolas, o tablet ajuda em algo que podia-se dizer ser um problema para a saúde dos alunos, como? Sabe aqueles livros pesados que tinham que ser levados todo dia, e que em alguns dias eram vários livros juntos, que pesavam e trazia problemas sérios a coluna? Bem com o tablet que traz o conteúdo do material didático antes impresso na versão digital o uso dos livros se tornou dispensável, e também os alunos gostam, e se interessam mais, porque é algo mais próximo da realidade que eles vivem atualmente.
Existe também a necessidade do professor se familiarizar com tecnologia, e elaborar atividades se baseando no uso do tablet. Entre muitos benefícios do tablet vou citar algumas vantagens do seu uso:

· Pesquisar informações com mais facilidade e rapidez.
· O fim dos pesadíssimos livros que são substituídos por livros digitais ou e-books.  
· Salvamento automático, evitando a perda do que já foi produzido.
· O tablet não interfere no contato visual do professor com o aluno.
· E também proporcionando uma maior interação do aluno com a aula

A mudança que o tablet pode levar a uma escola é fantástica mas os prédios escolares precisariam de mudanças, principalmente na parte elétrica, e também seria necessária uma rede de dados que suporta-se o trafego de tantas pessoas utilizando-a.

Algo que se destaca no uso da tecnologia na educação é o EAD (educação á distancia). Na educação a distância, professores e alunos estão conectados, interligados, por tecnologias distintas mas que são utilizadas juntas com um mesmo objetivo que é chegar ou levar o ensino até o aluno, são usados meios como como a internet, e outros recursos de comunicação como: TV Portátil,  TV, antena parabólica domiciliar, notebook, material didático recebido via correspondência, entre muitas outras ferramentas que são utilizadas.  
No ensino a distancia não há muita diferença do presencial o que muda é apenas a forma de comunicação, e com isso podemos afirmar que o uso de tecnologias avançadas para estas transmissões não garantem um ensino de qualidade.
A educação a distancia atualmente está limitada praticamente a apenas escolas particulares e alguns polos de ensino.
Mas há também um exemplo de educação a distancia que é bem acessível é o telecurso que surgiu Na década de 1970, quando a fundação roberto marinho criou o telecurso um programa de TV que era voltado para as pessoas que não haviam concluído o ensino médio e ensino fundamental, as aulas eram transmitidas pela rede Globo e conseguiam alcançar um grande publico já que a TV era um dos principal meio de comunicação do Brasil.

Mas essa modalidade de educação não é atual A EaD, em sua é conhecida desde o século XIX. Mas somente nas ultimas décadas é que há uma atenção maior voltada para essa forma de ensino. mas instituições especializadas nessa forma de ensino só vieram a surgir por volta de 1960 e 1970 em que era utilizado o videocassete o áudio.
Inovações como essas, já poderiam ter sido implantadas nas escolas publicas a bastante tempo,  o que ajudaria no aprendizado dos alunos, agilizaria, e daria o suporte tecnológico que alguns jovens não tem, jovens esses que provavelmente na maioria das vezes nem sabem como lidar com as ferramentas

Outro exemplo de inovações tecnológicas são os TIC’s, as TIC’s ou como os jovens conhecem melhor infocentros ajudam e muito quando não se tem computador, os jovens atualmente preferem procurar na internet e não em livros, determinados assuntos ou pesquisas que são passados pelos professores, porque e mais rápido e fácil de se achar já que encontrar nos livros requer tempo e hoje em dia em alguns lugares já é difícil encontrar livros, isso mesmo... os professores nem se quer mais falam “vocês podem encontrar assunto de tal pesquisa em tal livro”, então não tem pra onde correr, o jeito e procurar na internet mesmo.

REFERENCIAS:

Grupo A, o uso das tecnologias na educação. disponível em>
Revista e educação, celular liberado. disponível em>
Gazeta do povo, professores disputam atenção doas alunos com redes sociais. disponível em>
Escola da ilha, o tablet chega a sala de aula. disponível em>
Brasil escola, uso do data-show em sala de aula. disponível em>
Professor digital, Uso pedagógico do data-show. disponível em>
Wikipedia, educação a distancia. disponível em>

Infoescola, tecnologia da informação e comunicação. disponível em>

_______________


[1] Kelvis Silva,[2] Luis Augusto, [3] Dailiane Borges, [4] Laiane Borges, [5] Luana Gabrieli, [6]Raymara Borges aluno da turma E, do ensino médio do 2° ano, CEPESF




Nenhum comentário:

Postar um comentário