Combinação Simples

sexta-feira, 10 de julho de 2015

ALTA TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL


Emerson Leite da Silva*
Vitória Oliveira dos Anjos**
Janaina Catana dos Santos Dultra ***
João Lucas Alves dos Santos****



Resumo:Este artigo irá apresentar os avanços tecnológicos na área da construção civil ao redor do mundo, juntamente como a engenharia civil que está sendo utilizada no Brasil. E o que leva as construtoras à buscar cada vez mais os recursos tecnológicos.


Palavras–chave: Avanços tecnológicos, Brasil, construtoras.


   Quando falamos em construção civil logo nos vem à cabeça os prédios e edifícios, esses são excelentes exemplos da alta tecnologia. Mas este trabalho irá mostrar também como a tecnologia civil tem ajudado a população mais carente no Brasil em prol do bem comum, e isso faz com que o uso da tecnologia seja cada vez mais necessário pelas construtoras, que por sua vez, encontra na tecnologia uma forma de resolver a carência que a mesma tem sofrido.


   Ao longo da história da construção civil, os avanços tecnológicos tem se tornado cada vez mais marcantes, os países que mais se destacam, sem dúvida são: Japão e Emirados Árabes(Dubai), com prédios, torres e edifícios ultra tecnológicos.
 O Japão por sua vez investiu nos prédios com tecnologia anti terremoto, isso ficou bem evidente no 7º maior terremoto da história seguido por tsunami que atingiu a costa leste do país no dia 11 de março de 2011, apesar da grande catástrofe os prédios japoneses continuaram intactos, isso se deve a tecnologia que o país aprimorou e desenvolveu.


                   "Segundo o engenheiro André Dantas, a tecnologia ante terremoto japonesa funciona da seguinte forma: “Ao construir um novo prédio, a preocupação começa na fundação, parte do edifício que fica em contato com o solo. Os prédios ganham alicerces com suspensão para absorver o impacto gerado pelo terremoto. Nos prédios como os do governo japonês, são instalados amortecedores eletrônicos, que podem ser controlados à distância. Em prédios mais simples são usados amortecedores de molas que funcionam de um jeito parecido à suspensão de veículos. Os engenheiros também colocam um material especial para amortecer as junções entre as colunas, a laje e as estruturas de aço que compõe cada andar. Esse material ajuda a dissipar a energia quando a estrutura se movimenta em direções opostas, assim o prédio não esmaga os andares intermediários e Todos os andares possuem, além de paredes de concreto, uma estrutura de aço interna, que ajuda a suportar o peso do prédio”.[1]



   Isso é, sem dúvida uma solução muito tecnológia e eficaz para minimizar os prejuízos e mortes causados pelos desastres naturais.
Como fala em engenharia civil sem citar Dubai? A cidade destaca-se por possuir prédios e edifícios modernos e tecnológicos além de ter o maior shopping center do mundo, porém o que mais se destaca é sem dúvida é o edifício, Burj Khalifa Bin Zayid, sendo o maior do mundo medindo 828 metros de altura, é até hoje a maior obra já construída pelo homem. Mas nada disso seria possível sem o uso da tecnologia, ela está presente de forma crucial na estrutura do edifício pois o mesmo e atingindo por rajadas de vento a 170 km/h.


   No Brasil a tecnologia empregada pela engenharia civil é simples, rápida e barata além disso veio a beneficiar inúmeras famílias de baixa renda, sendo esta por meio do programa “minha casa, minha vida”. A tecnologia a seco introduzida no Brasil, veio a reduzir em custo e tempo as construções de casas populares pelo governo federal.


  "Segundo o diretor de projetos e marketing da Habitat, da Saint-Gobain, Paulo Perez, o sistema construtivo a seco, conceito já usado em vários países, é uma fórmula leve de construção que substitui as tradicionais alvenarias. É industrializado e composto por estrutura de perfis leves de aço, revestida por diversos materiais. O revestimento exterior é feito com placas planas de fibrocimento, sem amianto.
A estrutura de aço pré-fabricada chega em partes ao canteiro de obras e a casa é montada no local. Posteriormente, é colocado o telhado, o revestimento externo e o isolamento térmico: “É uma montagem de uma casa na estrutura, onde tudo chega na obra na dimensão que será utilizada.”


Esse sistema de construção foi utilizado pela primeira vez no Brasil, na cidade de Ponta Grossa- PR, e serviu de modelo para as demais cidades brasileiras. Obviamente que essa forma de construção veio a calhar em benefício das populações mais carentes e é, sem dúvida, uma forma bem dinâmica e tecnológica na construção civil.


   As construtoras brasileiras tem encontrado cada vez mais dificuldade em contratar mão de obra especializada no mercado, isso fez com que a mesma tenha buscado cada vez mais investimento na área tecnológica afim de suprir a falta de mão de obra qualificada. Por exemplo: Na fase de acabamento, o avanço quase aposentou a antiga colher de pedreiro, o chapisco e o reboco das paredes agora são feitos por uma máquina que fazem o trabalho acelerado dobrando a produção, entre outros avanços. Mas será que esses avanços irão desempregar milhares de trabalhadores da construção civil? Muito pelo contrário, diz o engenheiro Leonardo Schibelsky:  “Há muita obra para fazer e você não conseguiu aumentar proporcionalmente a quantidade de pessoas”. Portanto não são os avanços tecnológicos a causa das demissões, mas sim um salto para o futuro.


  Portanto, foi concluído que os avanços tecnológicos são de extrema importância para o desenvolvimento de uma sociedade não só como na construção civil mas como num todo, por fim, a construção civil utiliza desta tecnologia para que possa desenvolver seus trabalhos com mais eficiência e rapidez, abrangendo o bem comum de toda uma sociedade.



REFERÊNCIA:



















*Alunos do CEPESF 2º ev .
trabalho desenvolvido com o objetivo de obtenção de conhecimento,sobre orientação do professor Wagner Aragão Teles , 2015 Dias D'ávila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário