Combinação Simples

segunda-feira, 6 de julho de 2015


TECNOLOGIA INDUSTRIAL

                                                                                    Equipe 2, líder: Bruna Eduarda


Resumo: Ao longo das décadas a tecnologia vem crescendo com muita velocidade. Cada vez mais super máquinas e robôs garantem flexibilidade, rapidez e menos tempo de produção. A tecnologia facilita a fabricação de produtos, assim como toda logística envolvida na aquisição de matéria-prima, na construção de cada peça, na montagem do produto, na publicidade do mesmo até que ele venha a ser entregue ao cliente.

Palavras Chaves: Tecnologia, matéria-prima, super máquinas, robôs.


  A cada dia a inovação das tecnologias permite rapidez, flexibilidade, qualidade e maior segurança para as indústrias, o que anos atrás não era possível, pois o combustível para produção era o trabalho manual (humano). Com o desenvolvimento da ciência foi possível criar máquinas que facilitavam o trabalho que antes era feito em mais tempo e em menor quantidade. Surge-se a dúvida: “O que trabalha mais rápido e produz mais? Máquinas ou pessoas”? A resposta é obvia! Então, começam-se a construir máquinas capazes de produzir em maior quantidade e em menos tempo. Visto que o conjunto de funções técnicas sempre busca crescimento e melhorias, a indústria visa diminuir custos e tempos de produção, utilizando assim a automação, sistemas eletromecânicos e robôs, pois o que antes exigia trabalho com uso de força excessiva e grupal, hoje é feito mais rapidamente simplesmente por comandos. Há vários exemplos disso:

 Um exemplo de automação é a fábrica da Coca-Cola, onde a produção de seus refrigerantes é feita por máquinas super rápidas que introduzem o produto em mais de mil garrafas por vez em questões de segundos.


Figura 1

A empresa Ford é outro exemplo de automação, pois sua linha de montagem localizada no município de Camaçari (BA), conta com mais de 512 robôs e sistemas eletromecânicos de automação. Essas máquinas controlam mais da metade das operações.
                               

  Figura 2


A fábrica da empresa Volkswagen, localizada na Alemanha, utiliza uma tecnologia de locomoção de carros, onde robôs elevam carros prontos e alturas consideráveis e os guardam até que quando comprados. 


     Figura 3

No Brasil, os avanços tecnológicos na Indústria ocorreram em 1930, no governo de Getúlio Vargas. Foi a partir dessa época que o Brasil começou a mudar seu modelo econômico para o Industrial. Como exemplos, podemos citar as seguintes empresas que surgiram neste contexto:

- Companhia Siderúrgica nacional (CSN), atuava na área Siderúrgica.
- Companhia Vale do Rio Doce, atuava na área de mecânica pesada.
- Fábrica Nacional de Álcalis, atuava no setor químico.

 Atualmente, o Brasil vem acompanhando uma parcela no desenvolvimento tecnológico mundial, como por exemplo, na Indústria Elétrica, que vem buscando meios sustentáveis para o consumo de energia. Uma clássica solução são os painéis de captação de energia solar. Destaca-se ainda a redução de emissões na Indústria química, onde as empresas tem buscado reduzir as emissões. Segundo o Programa de atuação responsável, a intensidade de emissões reduziu em 47% desde 2001 até agora. Outra mudança é a integração de universidades – empresas na busca por inovações para a área Industrial da economia. Também, a fabricação de plásticos de cana-de-açúcar que são biodegradáveis reforça a ideia de um país mais sustentável. Como disse Mahatma Gandhi “O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente”, o avanço tecnológico consciente trará benefícios para as gerações e um suporte para esse progresso que poderá melhorar a qualidade de vida tanto agora como no futuro.


Assista na íntegra o funcionamento da Torre de carros da Volkswagen:








Referências:

Site: Sua Pesquisa, Revolução Industrial no Brasil. Disponível em >
 http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/revolucao_industrial_brasil.htm~

Figura 1:
Portal Correio, coca aumenta 300% da produção de Caraíba. Disponível em>
https://agenciaamplasc.wordpress.com/category/curiosidades/page/10/


Figura 2:
Motor Dream, Primeira linha de montagem da ford completa 100 anos. Disponível em>
http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2013/10/09/-primeira-linha-de-montagem-da-ford-completa-100-anos


Figura 3:
Pensadoranonima, Disponível em>
http://www.ford.com.br/sobre-a-ford/fabricas-no-brasil/camacari
http://edukavita.blogspot.com.br/2013/09/torres-de-carro-da-volkswagen-na.html

[1] Bruna Eduarda, [2] Aniele Conceição, [3] Thiago Souza, [4] Sarah Oliveira, alunos da turma E, do 2° ano do ensino médio, CEPESF.
Colaboradora: Danielle Freitas, estudante do IFBA (Campus - Camaçari).



Nenhum comentário:

Postar um comentário