Combinação Simples

quinta-feira, 25 de junho de 2015

TECNOLOGIA NA SAÚDE

Grupo 2, líder Alana Dias[1]



Resumo: Esse artigo tem caráter analítico. Trata-se de uma análise e interpretação com base em artigos e sites acadêmicos sobre a tecnologia na saúde. Até que ponto a tecnologia pode beneficiar a saúde ou até mesmo prejudicá-la?

Palavras-chaves: Tecnologia, saúde, avanços.


O conceito de tecnologia na saúde é definido de um modo que dê a entender todas as intervenções que podem ser utilizadas para promover a saúde, prevenir, diagnosticar, tratar, reabilitar ou cuidar de doenças em longo prazo.
Mas uma questão que vem a ser discutida, é sobre quais os caminhos ideais para a incorporação de novos equipamentos de produtos médicos hospitalares, o governo deve gastar com a importação de novos equipamentos de ultima geração ou investir na melhoria da saúde publica em tratamento tradicionais? E os  equipamentos que ajudam na prevenção e mais adiante, evita custos com internações e exames?
Apesar dos setores públicos e privados estarem desenvolvendo iniciativas para melhorar a entrada de novos equipamentos, ainda tem as autoridades do setor que  muitas vezes barram essas ideias por conta do alto custo econômico nesse processo, tendo a criação da comissão para incorporação de tecnologias em saúde (CITEC), para avaliar mais economicamente os impactos de novas tecnologias no setor das saúde.
Em 2004 e 2006, decidiu fechar suas portas para a tecnologias o pais havia introduzido 192 novas tecnologias. Entretanto, em 2006 permitiu a introdução de somente 8 inovações no setor de saúde. Esse resultado desse processo gerou uma desfasagem tecnológica prejudicando ao sistema.



DESENVOLVIMENTO 

  • PONTO POSITIVOS E NEGATIVOS:

A tecnologia é sempre usada a favor e a serviço do homem para isso é preciso ter conhecimento necessário para o utilizá-lo e usufruir do mesmo e obter melhor resultado.
Na medicina a tecnologia é um ponto importante, equipamentos que facilitam e ajudam também em pesquisas importantes.
A cada dia novos exames e tecnologias de alta sensibilidade vão sendo acrescentados uso de raio laser, computadores, e notável progresso no setor da medicina, cada vez mais facilitando com resultados de precisos e rápidos.

Mas a falta de conhecimento de muitos profissionais, vem a dificultar e atrapalhar e diagnosticar, com pressa de resultados imediatos, o governo não treina corretamente os profissionais, e o manual desses equipamentos não é algo que se ajuda fácil, profissionais capacitados e com o treinamento adequados, é uma atitude que deve ser tomada, por que ninguém que ter os equipamentos.


 Alguns exemplos no encontramos em:

1.    Videoendoscopia
1.1  É um equipamento que é
 usado para visualizar o inferior do abdome e órgãos genitais.
1.2   Diagnosticar doenças e 
permitir operações de alta complexidade

                                                                                                                                IMAGEM 1
2      Agilidade nos exames
2.1  O exame de HIV, além de identificar os vírus,
 determina o seu número e perfil genético, 
possibilitando ao médico indicar o tratamento mais eficiente.
2.2  No caso da hepatite C, a doença exige acompanhamento muito rigoroso, por meio de exame, o médico pode escolher o melhor tratamento.
2.3  No DNA por análise do sangue materno, é possível identificar o sexo  e RH do bebê.
                                                                                                                              IMAGEM 2

3      Termômetro
3.1 Usado pra medir a temperatura do nosso corpo.

IMAGEM 3

4      Equipamento para raio X

IMAGEM 4
5      Ressonância
5.1  Utiliza onda de radio frequência, e um forte campo magnético
 para obter informações detalhada dos órgãos e
 tecidos interno do corpo.
                                                                                                          IMAGEM 5
6      Tomografia
6.1 Usada para detectar alterações muito pequenas nas estruturas do corpo como ossos, tecidos e órgãos.
IMAGEM 6
Esses aparelhos são integrados as conecções sem fio, mas que mesmo assim contam com a internet, desde modo podem informar aos médicos como está o estado do seu pacientes.

Segundo Meyer, a tecnologia exatamente passa a ser entendida como sendo uma dimensão ou um desdobramento de uma racionalidade cientifica, a quem se atribui, a “erro” do tratar e do cuidar, (2002).
    As idéias de Barnard & Sandelowsk (2001), quando referem que a tecnologia desumaniza, despersonaliza ou objetifica não é a tecnologia propriamente dita, mas sim como as tecnologias operam em contextos específicos do usuário, os significados atribuídos a ela, como qualquer indivíduo ou grupo cultural define o que é humano e o potencial de técnica em enfatizar a eficiência e ordem racional.
       Um estudo recém-divulgado pela Universidade de Viena afirma que as pessoas que usam o celular 10 minutos por dia, e que fazem isso há pelo menos quatro anos, têm 70% mais chances de desenvolver zumbido crônico no ouvido. Por outro lado o avanço tecnológico está auxiliando a medicina dentro e fora dos consultórios. A tecnologia tem sido também aliada na hora de proporcionar bem-estar. As novidades tecnológicas incluem dispositivos que podem ser conectados a celulares para monitorar pressão ou glicose, balanças que montam gráficos no computador e aparelhos que avisam a hora do auto-exame das mamas.

        Podemos nos questionar, até quando a tecnologia pode ser revertida a favor da saúde e da vida? Utilizada de forma humanizada ela pode, traz e vem trazendo diversos benefícios a saúde humana, aparelhos modernos, sofisticado, trouxeram muitos benefícios e rapidez na luta contra doenças e salvando vidas. Se por um lado a tecnologia traz benefícios, por outro ela pode provocar sérios risco a nossa saúde, um desses riscos é o sedentarismo, que cresce a cada dia. Associado ao nosso comportamento, algumas pessoas preferem viver presos a essas tecnologias em benefício próprio depende unicamente do indivíduo que decide fazer dela uma alternativa de vida saudável ao próprio bem estar.


O uso dessas tecnologias na área da saúde é de extrema importância para o fornecimento de novas maquinas, medicamentos e tratamentos. O que seria do mundo sem essas tecnologias? hoje em dia a população que dependem da tecnologia no mundo esta aumentando cada vez mais, a tecnologia na saúde  compreende todas inovações que foram e podem ser utilizados para promove-la, prevenindo, tratando, reabilitando ou cuidando de doenças. 

 REFERÊNCIAS:


DANIELA COUTO, ELIANE REGINA, JOSIANE DE JESUS, GELSON LUIZ, ALACOQUE LORENZINI, Evolução histórica e impacto da tecnologia na área da saúde e da enfermagem: http://h200137217135.ufg.br/index.php/fen/article/view/7081, 2006.


FERNANDO MENEZES, OMS classifica o aparelho como "possivelmente cancerígeno": http://www.minhavida.com.br/saude/materias/11701-uso-do-celular-pode-trazer-prejuizos-a-saude, 2011.


RUA DIREITA, Benefícios Da Tecnologia Na Área Da Saúde: http://www.ruadireita.com/saude/info/beneficios-da-tecnologia-na-area-da-saude/.

http://www.saude.sp.gov.br/




IMAGEM 1: http://www.komlux.com.br/Ascl.jpg
IMAGEM 2: http://www.especialista24.com/wp-content/uploads/2013/06/tubos-para-colheita-de-Exames-de-Sangue-mais-Comuns.jpg
IMAGEM 3: http://www.dicasdesaude.info/blog/wp-content/uploads/2011/10/Term%C3%B4metro-Digital.jpg
IMAGEM 4: https://associacaodemoradoresmd.files.wordpress.com/2014/07/equipamento-do-raio-x-18806435.jpg
IMAGEM 5: http://fatepa.net/wp-content/uploads/2014/07/rm.jpg
IMAGEM 6: http://www.sermed.com.br/site/images/servicos/tomografia.jpg

                                                                                                                

 [1]Alana Dias, vice-líder  da tuma do 2° E CEPESF, Ingrid Evaristo, Fernanda Kennia,  Maiane Leal,  Shirley Costa, Yuri Bispo,  Larissa Martins,  Alan Matos,  Deise Santos, alunos da turma E.




Nenhum comentário:

Postar um comentário