Combinação Simples

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

SEXO IRRESPONSÁVEL, SUA BANALIZAÇÃO E AS CONSEQUÊNCIAS NO FUTURO DOS JOVENS E ADOLESCENTES.



Alana Dias
Alan Matos
Deise Santos
Ingrid Evaristo
Larissa Martins
Yuri Bispo

RESUMO: Este artigo apresenta as consequências geradas após o ato do sexo irresponsável, sem precauções e sem o uso de prevenções. Também estará apresentando o que banalizou para os jovens e adolescentes chegarem a essas citações. 

PALAVRA- CHAVE:   Sexualidades, consequências, banalizações, jovens e adolescentes.

ABSTRACT:   This article presents the consequences generated after the act of irresponsible sex without precautions and without the use of prevention. Will also be presenting what trivialized for young people and adolescents reach these quotations.

KEYWORD: Sexualities, consequences, youth and adolescents banality.



INTRODUÇÃO

O sexo irresponsável na adolescência quer dizer: A prática do sexo sem proteção e sem informação suficiente para praticá-lo. Causando várias consequências para quem prática. O sexo irregularmente praticado pelos jovens acontece pela falta de diálogo ou a dificuldade de ocorre-lo as famílias sobre o assunto. Devido as transformações que vem tendo ao decorrer do tempo, uma nova geração que não se preocupa com seus valores morais e éticos, o sexo virou um ato liberal, que alguns pais estão dando mais liberdade aos seus filhos, e eles estão se aproveitando disso para praticarem sexo sem responsabilidade, motivando a gravidez indesejável por falta de informação e conhecimento sobre o assunto e trazendo consequências não só para si, mas também para toda a família. Muitas jovens não tem preparo para cuidar de uma criança, e podendo contrair doenças sexualmente transmissíveis. Jovens estão deixando de aproveitar sua juventude para cuidar de filhos, são praticamente obrigados a parar os estudos, e tem que lhe dar com essa nova responsabilidade, impedindo aproveitar a adolescência e atrasar a preparação escolar e profissional por causa de um ato irresponsável. Alguns jovens se julgam donos da própria vida, libertos a fazer o que querem e expostos a experimentar tudo de bom e ruim que há de vir na vida, tendo como consequência: A gravidez, DST, prostituição, riscos de vida e etc. A educação familiar é a chave para tudo, se os pais educam seus filhos desde o começo, tem autoridade, diálogo, limite e regra para seus filhos se tornarem adolescentes e adultos responsáveis, com informação, integridade, princípios e boa índole. Mas que também os filhos obedeçam seus pais e os respeitem.


MOTIVOS DE SUA BANALIZAÇÃO


Antigamente, o sexo era um processo que só era conquistado depois de um longo tempo de relacionamento. O sexo era a consequência de um relacionamento afetivo e maduro, era um momento especial na vida de duas pessoas. Nos tempos de hoje, o sexo está sendo como uma troca de moeda ou diversão. Atos sexuais estão sendo cada vez mais explícitos por toda parte: na internet, televisão, revistas, novelas e etc. Quando lemos, vemos ou ouvimos falando sobre "o sexo irresponsável", já deciframos como a falta de responsabilidade no ato sexual. Algo que é verdade. Muitas vezes ouvimos boatos que uma adolescente está grávida ou com alguma doença sexualmente transmissível (DST), para os pais e familiares é motivo de espanto, pois, não sabia da existência de um relacionamento íntimo que seus filhos obtinham, mas infelizmente atualmente tem acontecido muitos casos destes. O fato disso acontecer é a falta de precauções, a falta de prevenções, a falta de responsabilidade, as vezes até a falta de diálogo dos pais, mas isso não justifica o ato, existem os casos extras como o abuso sexual e o estrupo. Sobre os jovens que praticam o ato sexual sem o uso de prevenções ( pílulas, camisinhas, etc.), estão expostos a pegarem alguma infecção ou doença que possa comprometer sua vida e podendo levado até a morte. Vemos em comerciais na televisão, em jornais, em revistas, para quem tem acesso a internet também, e em outros lugares, estão sempre nos alertando sobre a prevenção dessas causas. Entre tudo a prevenção é a melhor atitude a ser tomada, e o melhor a se fazer também é informando e conscientizando os jovens sobre a prevenção.


CONSEQUÊNCIAS


Sexualidade é uma palavra de preocupação principalmente na vidas dos jovens e adolescentes, uma das maiores preocupações são as doenças que traz vários riscos de vidas para todos. O sexo irresponsável pode causar grandes consequências por falta de experiência e responsabilidade, perdendo oportunidades de estudar, de curtir festas, sair com amigos. Existem  vários modos de se prevenir como: O anticoncepcional e a camisinha para evitar doenças. A pergunta deles é: Porque isso acontece? Por um grande motivo, a falta de comunicação familiar, no caso, a EDUCAÇÃO o mais importante. A irresponsabilidade traz muitas consequências como na vida pessoal, estudantil e no lazer.
As consequências decorridas do sexo irresponsável são desagradáveis: gravidez indesejada, as doenças sexualmente transmissíveis, as rejeições pelos familiares e sociedade, dependendo da causa pode vir a ocorrer depressão ou até mesmo levar a morte.

CONCLUSÃO

Diante de todo conteúdo abordado, observa-se que o sexo pode ser prazeroso, mas também pode ser prejudicial a vida. A prática do sexo irresponsável pode trazer graves consequências. Sexo seguro é com maturidade, responsabilidade, prevenção e amor, no momento certo.

REFERENCIAS
http://br.guiainfantil.com/materias/gravidezgravidez-na-adolescencia-riscos-e-consequencias/
http://www.notisul.com.br/n/colunas/consequencias_do_abuso_sexual_em_criancas_e_adolescentes-40062
http://www.engravidar.blog.br/gravidez-indesejada-na-adolescencia/
http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/entretenimento/2015/05/19/jovens-comecam-vida-sexual-cada-vez-mais-cedo-veja-como-agir.htm




[i] Alana Dias, Alan Matos, Ingrid  Evaristo, Larissa Martins, Deise Santos, Yuri Bispo. Alunos do 2° E, Turno Vespertino, do Colégio Estadual Prof. Edilson Souto Freire. 

5 comentários:

  1. Não precisa ter o nome autor antes do nome de vocês.

    ResponderExcluir
  2. Não precisa ter o nome autor antes do nome de vocês.

    ResponderExcluir
  3. - Faltou espaçamento entre os títulos e o início dos textos;
    - Palavras escritas sem acentos;
    - Erros de concordância e erros ortográficos;
    - Parágrafos longos;
    - Poderia ter explorado mais o texto da conclusão.

    Ecineide Soares

    ResponderExcluir