Combinação Simples

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Feira de Ciências - Fisíca

Ondas Sonoras




O que é onda ? Fisicamente, uma onda é um pulso energético que se propaga através do espaço ou através de um meio (líquido, sólido ou gasoso), com velocidade definida.
O que são ondas? Ondas sonoras são as que possuem freqüência de vibração entre 20 e 20.000Hz, que naturalmente, são captadas e processadas por nosso sistema auditivo. Que se origina a partir de vibrações do ar que são captadas pelo tímpano com freqüência e amplitudes pré-definidas.

Esse experimento é um exemplo de ondas sonoras que ocorre pelo atrito do dedo na taça gerando o som.

O som age como uma onda e é por meio dele que podemos fazer muitas coisas ex: se comunicar.

As ondas sonoras não podem se propagar no ar, elas se originam na vibração que pode até se propagar no ar, no ar a velocidade de propagação do som é de 330 m/s. A partir de 0 c, há um aumento de 60 cm/s, para cada aumento de 1 c na temperatura do ar. Essa velocidade em líquidos é maior do que no ar, em média é de 1.435 m/s. Nos líquidos essa velocidade é muito grande, em média é de 3.000 m/s.

Elementos básicos de um som:

Timbre: é a qualidade do som que nos permite identificar sua origem.

Intensidade: é uma qualidade do som que nos permite distinguir sons fortes de sons fracos. A medida da intensidade do som é o decibel (dB). A intensidade de quando falamos é de 40 dB. A partir de 120 dB, o som começa a prejudicar nossa audição.

Altura: é uma qualidade do som que nos permite distinguir os sons graves dos agudos.

Componentes: Adriele Souza, Aniele Conceição, Bruna Eduarda e Eduarda Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário