Combinação Simples

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Feira de ciências - Física

A Difração da luz



A dispersão luminosa é a decomposição da luz policromática branca em suas cores componentes e ocorre porque luz branca é composta de infinitas frequências (cores), cada uma delas, num meio com índice de refração diferente que o do vácuo e do ar, se move com velocidades e comprimentos de onda diferentes e sofre desvios diferentes. O menor desvio é o do vermelho e o maior é o do violeta. A luz branca é composta por infinitas cores (frequências) e não existe o azul nem o vermelho, mas sim uma determinada faixa de frequências em que cada cor predomina. A dispersão luminosa começa quando a luz penetra no prisma e termina quando a luz sai dele, ou seja, ocorre no interior do prisma. 

COTIDIANO: Um exemplo no nosso cotidiano de dispersão luminosa são as miragens, quando temos a ilusão de enxergarmos poças d’água no asfalto, isso ocorre porque a temperatura do ar aumenta, sua densidade diminui e, consequentemente, seu índice de refração também diminui.

CONCLUSÃO: A difração no prisma ocorre devido a vinculação da velocidade da onda com a sua frequência. Quando a luz muda de um meio para outro de densidades diferentes, as ondas de diferentes frequências compõem diversas cores formadas com seus respectivos ângulos de refração.


Difração da luz

Como pode ser visto no experimento a luz branca emitida é dispersa em sete cores ou frequências que são o vermelho, laranja, amarelo, verde, ciano, azul e violeta, cores essa que são as visíveis a olho humano, pois há também outros milhões de cores, mas que não são visíveis a olho humano, por exemplo, a frequência ultravioleta e o infravermelho.

O experimento começa quando a luz bate no prisma ou objeto dispersor que por sua vez tem pontos de difração que emitem uma cor ou frequência diferente da recebida.

Como que a difração da luz pode ser vista no cotidiano? Ao olharmos para o céu durante maior parte do dia vemos obviamente que ele é azul, sim, mas porque isso acontece? Devido a cor ou frequência azul se dispersar muito mais fácil do que as outras cores acabamos por ver mais o azul que também devido ao ângulo da terra em relação ao sol pode-se variar como no entardecer que vemos o céu em tom mais alaranjado.


Componentes: Kelvis da Silva, Laiane Borges, Dailyane Borges, Luis Augusto e Raymara Borges.

Um comentário:

  1. Olá, queridos! Vou fazer apenas um comentário me referindo a todas as postagens.
    Eu esperava textos mais curtos para cada assunto, mas feitos por vocês mesmos! Os textos estão grandes e boa parte deles não é da autoria de vocês. No que foi proposto, se esperava algo mais objetivo. No entanto, os vídeos de Física estão bons.

    ResponderExcluir